A valorização da fisioterapia ficará com um dos grandes legados da pandemia

Outro dia, eu estava sentado em meu escritório refletindo o quanto o mundo mudou desde que a pandemia do COVID-19 nos assolou. Nunca na história tantas vacinas foram produzidas, e em tão pouco tempo. O contato humano recebeu a valorização que merece, e, profissionais antes com papéis de personagens coadjuvantes aos olhos da sociedade, tornaram-se atores principais.

Quando a primeira onda de infecções pelo coronavírus nos atingiu, a procura por profissionais da saúde cresceu cerca de 725%. Mas, teve um profissional em específico que foi muito requisitado: o fisioterapeuta.

Recentemente, eu li o resultado de uma pesquisa elaborada pela Catho (site de classificados de emprego), que mostrou que a procura pelo fisioterapeuta hospitalar e pelo fisioterapeuta respiratório, de março a maio de 2020, cresceu 4.480% e 1.555% respectivamente.

Esse crescimento expressivo de contratação de fisioterapeutas, sem dúvida alguma, aconteceu devido ao papel essencial exercido por esse profissional na prevenção e no tratamento de complicações respiratórias e motoras, ocasionadas pelo covid-19.

Desde essa época, eu já estava atento às movimentações do mercado e com uma ânsia gigantesca de ajudar as Unimeds a lidarem com as altas demandas de contratação e gestão das equipes de fisioterapia. Bastou um pedido especial da nossa grande parceira, Unimed Campinas, para que esse desejo de auxiliar se tornasse realidade. Eles nos procuraram para auxiliá-los na gestão da fisioterapia do Hospital Unimed e então, nasceu um novo produto, a gestão de Fisioterapia Medilar.

Ouvimos todas as necessidades da Unimed Campinas e a partir dos relatos, desenvolvemos uma equipe de fisioterapeutas apta a atuar de forma integrada ao corpo clínico da cooperativa. Capacitamos nossas equipes para atender o beneficiário desde a entrada dele no pronto-atendimento, na unidade de terapia intensiva, até à alta hospitalar. Dessa forma, conseguimos trabalhar a gestão compartilhada e minimizar as preocupações deles com escalas, contratação, capacitação e gestão dos profissionais.

Entretanto, sabemos que o trabalho do fisioterapeuta não termina no hospital. Entendemos a importância dele, agora mais do que nunca, também na Atenção Domiciliar e conseguimos atender a essa demanda em benefício das Unimeds. O time de fisioterapeutas atua na reabilitação motora de diversos tipos de trauma e na recuperação de pacientes com patologias cardiopulmonares e sequelados pelo COVID-19.

Para se ter uma ideia do trabalho que estamos desenvolvendo, em média, realizamos 60 atendimentos diários no Hospital Unimed Campinas (HUC) e 100 na Assistência Domiciliar (ADUC).

Deu tão certo essa parceria, que recentemente o produto Fisioterapia Medilar recebeu nota 4,5 (em uma escala que vai até 5) da Unimed Campinas, em razão dos bons serviços prestados. E, eu não poderia estar mais satisfeito e empolgado com esse resultado.

Para finalizar essa nossa conversa, gostaria de lhe fazer o convite para conhecer mais sobre a Fisioterapia Medilar e se a sua Unimed estiver precisando de uma solução como essa, não hesite em me acionar.

Clique aqui e conheça agora

Um forte abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.