“Ser humano sempre será o mais importante”

Ano passado, presenciamos avanços extraordinários, desde a sofisticação da robótica até o aperfeiçoamento dos algoritmos de aprendizado de máquina. Estas inovações estão moldando uma nova era, trazendo transformações que desafiam nossos conceitos tradicionais.

Olhando para 2024, estou entusiasmada com algumas tendências significativas no campo da saúde. A telemedicina, por exemplo, que ganhou um ímpeto sem precedentes devido à pandemia, continua a expandir suas fronteiras. Ela não só está mudando como cuidamos dos nossos pacientes, mas também como nos conectamos com eles, tornando tudo mais prático e acessível.

Paralelamente, estamos assistindo ao progresso da genômica personalizada. Imagine tratamentos feitos sob medida para cada pessoa, levando em conta suas características únicas. Esta evolução, simboliza uma mudança paradigmática na abordagem das doenças, movendo-se em direção a um cuidado mais personalizado e eficiente.

Ao observar as inovações tecnológicas que marcaram o ano de 2023 e todas a novidades que estão por vir, lembrei de uma frase que veio de encontro com o meu legado na Medilar “Ser humano sempre será o mais importante.”  A inspiração vem do Marcos Piangers – escritor do best seller O Papai é Pop – que embora não seja médico ou profissional da saúde, cruzou o meu caminho em um congresso compartilhando reflexões em uma palestra fantástica.

Os avanços são, sem dúvida, revolucionários. No entanto, é vital lembrar que a tecnologia, por mais avançada que seja, é uma ferramenta para realçar e complementar o elemento humano, e não o substituir.

Claro que não vou deixar de destacar a inteligência artificial, campo que testemunhamos avanços notáveis. Da mesma forma que a realidade aumentada está reformulando o campo cirúrgico, trazendo uma precisão inédita às intervenções médicas. Contudo, a tecnologia pode nos fornecer dados, mas é o toque humano, a empatia e a compreensão que realmente curam.

Nenhum algoritmo pode substituir o olhar atento de um profissional da saúde, a sensibilidade para entender as preocupações não ditas de um paciente, ou a habilidade de oferecer conforto em momentos de incerteza.

Embora estejamos cercados por inovações incríveis, ser humano é e sempre será o mais importante!

Desejo a todos um feliz e próspero 2024!

Abraços,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *